18 de setembro de 2013

DIY: Letra decorativa com paetê


Fazia tempo que queria uma letra dessas - não necessariamente só uma letra, queria uma palavra, mas né? - aí olhei pro papel paraná ali no cantinho da casa, ele olhou pra mim, e pensei: Por quê não? E sabe que chutando daqui e dali, até que deu muito certo? 

Essas letras tem caráter absolutamente decorativo e não servem pra nada, mas fica uma gracinha! Antes que perguntem, não fiz com paetês - já tentei uns tempos atrás, numa letra menor, feita de dobradura e dá MUITO trabalho! Fiz com um tecido paetizado - ou pelo menos é esse o nome que encontrei na internet. Ele é baratinho, eu já tinha aqui em casa, mas o metro custa mais ou menos 9 reais, aqui eles vendem o mínimo de 30 cm de tecido e dá pra fazer certinho.

Confesso, o acabamento do tecido não é muito bom, mas você pode escolher qualquer outro. Nesse, o papel não aparece tanto, então não dei acabamento com fita na letra toda, mas caso ache necessário, faça. Fica bem melhor!


Materiais necessários:
Papel Paraná, cola, fita crepe, tesoura, régua, lápis, tecido paetizado + Durex - que descobri que seria necessário só no meio do processo.

Sim, eu peguei a letra "L" porque é mais fácil de fazer e eu estava sem impressora pra imprimir qualquer tipo de molde. Mas se você tiver impressora aí, fica tudo muito mais fácil, imprime o molde, corta duas vezes e depois só faz as laterais. 

Primeiro eu marquei e cortei dois "L" e depois vendo quais medidas dariam certo pra encaixar. Claro que precisei fazer um remendo na parte de cima (dá pra ver na foto 6) e fui colando parte por parte com fita. Sim, ela desmonta, por isso tem que ter muito cuidado! E por fim, encapei com o tecido. Deixei as medidas do meu na foto abaixo:


Pra quem não entendeu: recorta dois "L" iguais, e depois escolhe uma largura (no caso aqui, 6 cm) pra fazer as laterais da letra, e só muda o comprimento das partes onde vão ser encaixadas. Qualquer dúvida é só perguntar!

P.s: Se o seu tecido desfiar, faz um acabamento bonitinho, dobra 1 cm pra dentro e cola! Meu tecido não colava muito bem, por isso usei durex.

Gostaram? Deixem suas dúvidas - se houver - aí nos comentários que eu respondo!

6 comentários:

  1. Adorei! *----* Será que rola com isopor ao inves da cartolina? heheh beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que rola sim, mas aí é bom você usar uma cola para isopor! E se for fino, dá pra fazer vários "L" e colar um em cima do outro até ficar grossinho, é bom que pesa mais e não rola de ele sair voando por aí (acontece muito esse tipo de coisa no meu quarto, bate muito vento!). Se fizer, me manda! ;)
      Beijo!

      Excluir
  2. Escrevi um "Love" com arame em cursiva! só falta pintar! ahha

    ResponderExcluir
  3. ADOREI a dica e vou ver se consigo fazer o mesmo KKKK'
    Adorei o seu blog, muito perfeito aqui!!

    Beeijos

    http://itsthaiis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, faça sim! Dá trabalho, mas é fácil. Muito obrigada pela visita! Beijo!

      Excluir