22 de maio de 2014

Cadê o Brasil? Uma visão sobre a música oficial da Copa 2014


A copa no Brasil não foi 100% digerida pelos brasileiros. Ainda veremos e ouviremos muito sobre isso até o fim desse campeonato. Problemas nos estádios, atrasos, cobranças, reclamação e muita revolta, desde a escolha do nosso país para sediar um evento que, para todos estava muito claro de que não havia estruturas para tal – e não há. A diferença é que provavelmente aqui não irão tentar esconder as favelas como aconteceu na Copa da África do Sul – porque pra gringo tudo aqui é “oba-oba”, e favela é parque de diversão.  
Além de toda a balbúrdia em cima da copa, dos estádios, das manifestações – que prometem mais problemas quando a festa do futebol começar -, enfim é lançada a música tema da copa no Brasil. BRASIL. COPA NO BRASIL. Lembram? Pois é... Estou procurando o Brasil no clipe e na música até agora. Não, calma! Tem sim! Passistas, uma bandeira aqui e outra acolá, Olodum e uma Claudia Leitte em cima de um trio elétrico - sambando loucamente pra mostrar todo o gingado brasileiro nos poucos segundos em que ela aparece. Seria cômico se não fosse trágico.

Sejamos objetivos: Não tem Brasil na música da Copa do Brasil. E nem é raiva da Claudinha, pelo contrário! Ainda bem que ela aparece! Do contrário ninguém notaria que o clipe é pra Copa do Brasil. Mas e o resto? O rei dos “feat.” Pitbull? JLo? Um milhão de aparições da bandeira da Argentina? A música em inglês? E daí que a música é mundial?  De “Garota de Ipanema” a “Ai se eu te pego”, todas “pegaram” no mundo todo em português. Fora o fato de que a nossa “Claudinha bagunceira” anda bem apagada na mídia, principalmente depois da sua declaração sobre homossexualismo. Tantos brasileiros fazendo sucesso hoje em dia na música e escolhem a “carioca-que-paga-de-baiana-por-causa-do-axé”. O rapaz do “Lepo lepo” seria mais a cara do Brasil. E isso não é uma crítica.

Não reclamo nem das passistas, nem do Olodum, muito menos do trio. Isso é cultura do Brasil, querendo ou não.  Pra falar a verdade, até gosto dessa energia “carnaval, samba, férias, praia e sol”. Claro que não concordo com muitas coisas que acontecem no Brasil. Fiquei enraivecida quando a FIFA escolheu o Brasil para sediar a copa. Só não enxerga quem não quer que o Brasil não tem estrutura - nem dinheiro - pra isso. E pra piorar, nem uma música decente conseguiram fazer. Faltou gingado, faltou brasilidade, faltou pimenta no acarajé.

Não viu o clipe ainda?


Outras opções de música muito mais legais pra copa do que a versão oficial? Tem várias, espia:


           

Gaby é babado, confusão e gritaria. É povão, é Brasil, é amor! Voto nela. E vocês?


2 comentários:

  1. Fiquei me perguntando se estava mesmo vendo o clipe da Copa do Brasil ou um clipe do " Rei dos feat" que aproveitou pra dar uma incrementada com umas dançarinas à la Brasil.
    Pelo menos a Claudia Leite cantou em português os míseros segundos em que ela apareceu.
    Como você mesma disse "Faltou gingado, faltou brasilidade, faltou pimenta no acarajé."
    O Brasil é muito mais que mulheres semi nuas com penas na cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Joyce! Muito mais.
      Só faltou a Claudia Leitte cantar em inglês também, aí danou-se tudo! Hahahaha.
      Beijo!

      Excluir