30 de setembro de 2012

Dicas para melhorar o desempenho no vestibular


Passar no vestibular não é fácil, é verdade. É necessário muitas e muitas horas de estudo e dedicação. Mas todo esforço não adianta de nada, se não tivermos foco, concentração e muita calma na hora da prova. Seguem abaixo, algumas dicas da psicóloga Alessandra Klinkowski.

1. É necessário ter uma rotina, destinando horas para o estudo e para o lazer. O recomendável é estudar durante 30 minutos (que é o tempo em que o cérebro capta mais informações) e dando uma pequena pausa. Depois mais 30 e uma pausa...

2. Quando estiver estudando, tenha postura. Sente-se de modo que equilibre o seu peso, sem pender para nenhum dos lados e de preferência com os dois pés no chão. Um corpo reto está  mais aberto para receber informações novas.

3. Desenvolva a técnica de estudo a que você melhor se adapta, como sublinhar, ler em voz alta, copiar, fazer resumos, responder questionários, colar cartazes nas paredes com conteúdo... A combinação de várias técnicas também é recomendada.

4. A partir do momento em que você adquire percebe o seu progresso em relação a domínio de conteúdos das matérias, você adquire autoconfiança, o que aumenta a sua motivação e auxilia no controle do nervosismo.

5. Você pode saber toda a matéria, mas é necessário estar seguro. Nervosismo não te levará a nada, só a um desempenho negativo na hora da prova. Faça algumas técnicas de relaxamento: 

- Estenda as partes do corpo que estão mais cansadas e movimente-as suavemente
- Sente-se postura correta
- Com os olhos fechados, repita de maneira suave a palavra "calma"
- Respire lenta e suavemente, inspirando e contando até cinco. Dê pausas antes de inspirar  novamente

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, realmente esse tempo de provas finais, vestibular e outras coisas nos deixam loucas para tirarmos notas boas. Mas a melhor coisa mesmo é manter a calma e lembrar do que estudamos :)

    ResponderExcluir
  2. ''Nervosismo não te levará a nada, só a um desempenho negativo na hora da prova''. Ótimo !!
    @biatrajano

    ResponderExcluir