26 de novembro de 2012

Semana Nacional do Doador de Sangue: Participe!


Sempre tive vontade de ser doadora de sangue, mas a gente sempre vai adianto o ato, seja por falta de tempo, por medo ou por pura preguiça. Mas hoje decidi que iria. E fui. Gente, não vou dizer que é uma delícia ser furada, dói um pouquinho a mais (só um pouquinho mesmo!) do que tirar sangue do jeito "normal", mas depois que você doa, a sensação de que você pode estar ajudando alguém é impagável. Fiquei feliz.

Doei e só depois fui descobrir que essa semana é a Semana Nacional do Doador de Sangue. Ganhei a camiseta da foto e achei legal compartilhar aqui no Diário. Vai que consigo dar o empurrãozinho que você precisa pra virar doador também, né?


E o que precisa pra ser um doador?

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos (sendo menor de idade, trazer um consentimento formal do responsável autorizando), possuir peso igual ou maior a 50 quilos e estar bem de saúde. Além disso, é necessário não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar grávida ou amamentando. Não é necessário estar em jejum, recomenda-se evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação.
O voluntário deve comparecer a uma regional de saúde ou ponto de doação com um documento de identidade com foto e tem direito a uma justificativa da falta ou atraso para apresentar no local de trabalho. Homens podem doar com intervalo mínimo de dois meses, porém até quatro vezes ao ano. Já para as mulheres, esse espaço é de três meses, podendo realizar a doação até três vezes no ano.




Informações retiradas desse site.

6 comentários:

  1. Que linda atitude a sua, de verdade!

    Sempre tive vontade de doar...

    www.olacocorderosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai doar, menina! A não ser que seja extremamente longe da sua casa. Aí fica difícil.

      Excluir
  2. Pooooooooxa, que legal! :D Eu morro de vontade de doar sangue! Uma coisa tão simples e que ajuda tanto!
    O problema é que tanto o hemocentro do HU quanto o do centro ficam muito longe de mim, e fica complicado arranjar tempo pra ir a pé :/ E dá última vez que o hemocentro móvel apareceu aqui na UEM eu estava gripada e não rolou... mas quem sabe da próxima vez? =P

    Ah, achei muito fofas as suas fotos pra ilustrar esse post!
    =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo quando fica longe. Mas o daqui é do ladinho de casa e eu finalmente tomei coragem e fui! Uma pena mesmo, mas tenta ir na próxima! :)
      UEM? Da onde você é?
      Obrigada pelos elogios e pela visita! <3

      Excluir
  3. Muito Legal! Parabéns pela coragem e pelo ato!

    Queria doar, mas sou magrela. hahaha
    E comenta-se que doar medula ossea é muito dolorido, não tenho fontes confiaveis a esse respeito.

    AAAh, ADORO seu cabelo! *-*
    Ele é assim mesmo ou é babyliss??

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. HUAHUAOHUAHA. Já ouvi falar nisso também, mas já existe anestesia né? :)
      É babyliss :( Mas o meu é enrolado já.

      Excluir